A Juventus defronta o Benfica no jogo da 8.ª jornada da Liga dos Campeões. O encontro realiza-se no dia 29/01/25, às 20:00 (horário de Portugal Continental), no estádio Allianz, em Turim.
Graças ao nome de peso e ao plantel valioso, a Juventus é considerada a favorita. No entanto, o mesmo foi dito há uma semana, quando a equipa jogou 90 minutos de futebol pouco produtivo na Bélgica e acabou por conseguir o seu habitual empate.
A derrota contra o Napoli na Série A dificilmente irá abalar os anfitriões. Nos últimos meses, a Juve deixou de mostrar progresso. Os turinenses também não terão vida fácil contra o Benfica, que, na última jornada, deu uma grande luta à magnífica Barcelona e, como visitante nesta Liga dos Campeões, apresenta uma impressionante taxa de vitórias de 67%.
Em casa, é característico para a Juve jogar com um foco em ações ofensivas, e a equipa raramente enfrenta problemas de eficácia. No entanto, não consegue evitar erros na defesa: em 6 dos últimos 7 jogos disputados em casa nesta competição europeia, os italianos sofreram golos.
O Benfica, por sua vez, prefere um futebol voltado para a criação de jogadas e, mesmo fora de casa, a equipa marca regularmente. No entanto, o desempenho defensivo do clube deixa a desejar: nos últimos sete jogos como visitante neste torneio europeu, o Benfica não conseguiu manter a sua baliza inviolada.
Na jornada anterior, a Juventus não conseguiu superar o Club Brugge no jogo fora de casa, terminando com um empate sem golos. Com isso, o clube prolongou a sua série invicta na Liga dos Campeões para quatro jogos, embora tenha conquistado apenas uma vitória nesse período.
Ainda assim, os italianos conseguiram manter a baliza inviolada nas três partidas mais recentes do torneio. Esses resultados não são surpreendentes, considerando que a equipa apresenta um futebol e resultados semelhantes na Série A. Na tabela classificativa, a Juve tem 12 pontos e ocupa a 17.ª posição. O clube de Turim já garantiu a sua vaga na próxima fase, mas ainda tem pequenas chances de chegar ao top 8. Para isso, será necessário vencer e contar com deslizes dos concorrentes.
O Benfica foi derrotado no seu estádio pela Barcelona na 7ª jornada, num emocionante jogo que terminou 4-5. A equipa chegou a ter uma vantagem de dois golos durante a partida, mas permitiu que o adversário virasse o jogo nos minutos adicionais.
Como resultado, o clube não conseguiu vencer em 4 dos últimos 5 jogos na Liga dos Campeões (1 empate e 3 derrotas). Esses resultados levaram os portugueses, que têm 10 pontos, a descerem para a 21.ª posição na tabela classificativa. Ainda assim, um empate contra a Juventus será suficiente para garantir a vaga no play-off.
No entanto, o Benfica chega a este confronto num momento difícil, já que sofreu 3 derrotas nos últimos 4 encontros do campeonato nacional.
O Benfica marcou pelo menos 1 gol no tempo regulamentar em 13 dos últimos 15 jogos fora de casa na Liga dos Campeões.
Ángel Di María certamente ficará feliz por retornar a Turim, de onde se transferiu para o Benfica há dois anos. Nesta temporada, o futebolista argentino, apesar da sua idade avançada, já conseguiu marcar 14 golos em todas as competições.
Na última vez que as equipas se defrontaram, o Benfica venceu por 4-3 a 25/10/2022.
Estádio Allianz, em Turim.
Sport TV.
Recomendamos verificar as cotações na Placard.pt.